Ler quadrinhos.
Não cultivo esse hábito desde criança, me apaixonei por essa leitura já na fase adulta, até tinha um certo preconceito com esta arte, mais conhecida como nona arte.
Meu preconceito talvez estivesse ligado a cultura de que ler quadrinhos era coisa de criança, ou até mesmo, pelo fato de que muitas pessoas acham que os HQs são pobres em informações e não são capazes de formar bons leitores de mundo através de suas narrativas.
Hoje penso diferente, depois de estudar um pouco sobre o assunto gostaria de contar-lhes que essa arte foi responsável pela divulgação das obras de Jorge Amado e de muitos outros escritores da Literatura Mundial e não é coisa nova transformar narrativas literárias em quadrinhos , falo de um grande movimento ocorrido no Brasil na década de 40. Desde de lá é comum dar aos clássicos da Literatura Mundial uma nova linguagem, e porque não dizer até mais rica em virtude do trabalho gráfico que é dado a essas adaptações.
Pois bem ,esse post é para falar de uma Cartunista Argentina da qual sou fã : Maitena Burundarena que conheci pela internet.
Navegando e fusando aqui e acolá, acabei achando alguns quandrinhos, tirinhas dessa artísta e me identifiquei bastante por trazerem um trabalho visual surpreendente, já que este tipo de trabalho na maioria das vezes é executado por homens e por trazer em seus textos o universo feminino de forma bem humorada e inteligente. Por ter trabalhado em revistas femininas em seu país, Maitena parece entender muito sobre as nossa inquietações, dúvidas, crises existênciais, mudanças de humor por causa da TPM ,como também da nossa capacidade de ser esperta e inteligente.
Segue alguns quadrinhos para que vocês vejam na prática que o que falei é verdade.
Divirtam-se!!